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MAPA DE CALOR: SAIBA ONDE ESTÃO CONCENTRADOS SEUS CLIENTES

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Você já ouviu falar em mapa de calor – ou heatmaps em inglês? Entenda como utilizar esse recurso e tenha acesso a informações que, talvez, você não tenha parado para analisar até hoje.

Aqui vão duas perguntas simples, que todo dono de delivery deveria ter na ponta da língua.

  • Onde estão concentrados os seus clientes?
  • Quais as regiões que mais realizaram pedidos em um determinado período?

Você conseguiria representar no mapa, de forma rápida e precisa, essas informações?

Neste artigo, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre os mapas de calor e como implementá-lo em seu delivery, de forma a utilizar essas informações para otimizar ao máximo suas entregas.

Mas afinal, o que é esse tal mapa de calor?

De forma resumida, é a transformação de um grande volume de dados em informações gráficas, tornando fácil seu entendimento. Nos mapas de calor, normalmente essas informações são representadas por manchas. Quanto mais densas, maior o volume de informações concentradas naquela região.

Agora vamos aplicar esse conceito em um sistema de delivery. Imagine conseguir mapear todos os seus clientes e pedidos de um determinado período? Utilizando o sistema de geolocalização, um mapa de calor consegue criar uma representação gráfica de onde seus clientes estão concentrados.

Como utilizar essa informação?

É com base nessas informações que você consegue visualizar: Onde você está entregando muito e onde você não está entregando nada ou quase nada. É aí que você tem a chance de aumentar suas vendas!

1 – Divulgue nos lugares corretos

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Os mapas de calor mostram com exatidão a localização de quem mais realiza pedidos em seu estabelecimento, possibilitando também visualizar as áreas com menor volume. Com isso é possível ajustar melhor sua estratégia de marketing.

Uma boa ideia, seria direcionar o marketing para áreas com menor volume de pedidos. Por exemplo, panfletagem com cupons de desconto ou até mesmo divulgando promoções nas redes sociais de forma geolocalizada. Essas pequenas ações podem garantir um aumento significativo das suas vendas em áreas ainda pouco exploradas.

2 – Melhore sua logística

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Uma vez que você tem em mãos as regiões que seus clientes mais fazem pedidos, possibilita um planejamento para uma entrega mais rápida e organizada.

Com esses dados, é possível analisar os melhores trajetos, evitando ruas com mais tráfego e horários de picos com congestionamentos. Além disso, você pode criar setores, para que os motoboys possam entregar o maior número de pedidos em uma só viagem.

3 – Expanda sua operação na direção certa

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Outra funcionalidade muito importante do mapa de calor, é conseguir mapear todos os seus clientes, inclusive aquelas que não conseguiram realizar o pedido, pois o endereço estava fora da área de entrega do seu estabelecimento. Com essa informação é possível analisar melhor para qual região ampliar suas operações.

Viu como o mapa de calor é essencial para um delivery?

Poder analisar essa informação em tempo real, permite realizar constantes ajustes em suas operações, otimizando ao máximo o seu negócio.

Painel administrativo – Menu prime – Mapa de calor dos clientes

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